Hoje quero falar sobre a artrose, uma das doenças crônicas mais frequentes da atualidade. Segundo informações do Ministério da Saúde, essa condição afeta 15 milhões de pessoas no Brasil.
A artrose (também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose) causa o desgaste, lesão e degradação da cartilagem. Isso reduz o espaço articular e faz com que haja fricção entre as superfícies ósseas, provocando dor e desconforto.
Vale ressaltar que a artrose não atinge todas as articulações. Ela afeta, principalmente, os joelhos, coluna, quadris e as mãos. Abaixo confira alguns mitos e verdades sobre a doença.
A incidência de artrose em homens e mulheres é igual
FALSO. Sabemos que a artrose está relacionada com o envelhecimento e afeta, principalmente, pessoas acima dos 65 anos. Mas, além disso, a incidência é maior entre as mulheres – em especial após a menopausa.
A artrose não tem cura
VERDADE: Mas isso não significa que a condição não tenha tratamento. Os pacientes podem ter qualidade de vida com tratamentos para controlar a dor e reduzir as chances de progressão.
Atualmente, existem diversas opções terapêuticas para oferecer conforto e alívio da dor, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes e minimizar a perda de sua capacidade física.
Devido à natureza crônica da artrose, buscar atendimento médico o mais cedo possível é essencial para iniciar o tratamento precocemente. Isso pode resultar em mudanças significativas na qualidade de vida, especialmente na redução da dor.
A dor é o único sintoma da artrose
FALSO: Este costuma ser um sintoma, mas existem outros como:
- Rigidez na articulação, especialmente pela manhã ou após períodos de inatividade.
- Inchaço
- Estalos
- Perda de força e função
- Deformidades
O excesso de peso aumenta os sintomas da artrose
VERDADE. O sobrepeso pode causar uma sobrecarga nos joelhos e contribuir para a piora do quadro. Outras áreas afetadas com o excesso de peso são o quadril e a coluna. Por isso, manter um peso adequado é fundamental para quem deseja prevenir a doença e cuidar da saúde óssea.
Todo caso de artrose é cirúrgico
FALSO: Existem diferentes tipos de tratamento para a artrose e irão depender da condição do paciente, grau da doença e sintomas.
Muitos casos vão exigir mudanças no estilo de vida, uso de medicamentos e fisioterapia. Em situações mais graves, a colocação de uma prótese para substituir a articulação pode ser a melhor forma de controlar a dor.
Existem ainda tratamentos complementares, como a injeção de ácido hialurônico no joelho. Conhecida como viscossuplementação, pode oferecer alívio da dor, fornecendo amortecimento nesta articulação.
Procure ajuda
Em caso de dores ou desconfortos no joelho, não hesite em procurar um ortopedista especializado na região afetada.
Como disse acima, é possível viver uma vida longa e feliz mesmo com esta condição. O importante é que o diagnóstico seja feito precocemente e o tratamento adequado seja realizado – e isso inclui mudanças no estilo de vida.
Lembre-se ainda que a medicina atual continua avançando, com novas descobertas de tratamentos ocorrendo regularmente. Por isso, não desanime!
Leia também:
Artroplastia: como a prótese de joelho pode melhorar a sua qualidade de vida
Recuperação da cirurgia de prótese de joelho
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.