Quais as causas da lesão de menisco?

Causas da Lesão de menisco

Fundamental para a estabilidade da região, o menisco é uma estrutura de cartilagem fibrosa que fica no joelho e também tem por função proteger e amortecer impactos, além de auxiliar no encaixe de ossos daquela articulação (fêmur e tíbia). A ruptura ou desgaste na estrutura pode causar dor intensa e deve ser tratada o quanto antes, para que o problema não se agrave.

Sintomas

O sintoma mais comum da condição é a dor na região da frente do joelho, que pode irradiar para a lateral. Normalmente, esse desconforto aparece quando o paciente caminha, faz exercícios ou sobe escadas. A dor também costuma evoluir com o passar dos dias.

Causas

Em geral, a lesão ocorre devido ao impacto sofrido no joelho ou na perna ou pelo levantamento de peso de forma excessiva ou repetitiva. O problema normalmente está ligado a movimentos rotacionais bruscos nos joelhos, como as torções. Assim, o problema pode surgir durante exercícios físicos, prática de esportes ou até durante o trabalho.

Mas a lesão também pode ser degenerativa, como consequência de um desgaste progressivo dos meniscos ao longo da vida.

Assim, as lesões de menisco costumam atingir principalmente esportistas, pessoas com sobrepeso ou artrose e indivíduos com problemas nas articulações.

Tratamento

O método de tratamento para o problema irá depender do agravamento da lesão e das características do paciente.
Em alguns casos, pode ser indicado o uso de medicamentos e a infiltração no joelho, em que o médico aplica substâncias diretamente no local com uma injeção, para alívio da dor e de outros sintomas. Sessões de fisioterapia também ajudam o paciente a movimentar a região corretamente e a fortalecer os músculos.

Em outros casos, mais complexos e graves, a cirurgia pode ser a alternativa mais adequada. No procedimento, o médico utiliza uma técnica chamada artroscopia para tratar apenas a região lesionada, preservando o menisco, de forma a garantir o bom funcionamento da articulação.

A artroscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo utilizado para observar e tratar o interior das articulações. Na cirurgia,o médico insere um tubo fino com uma câmera na ponta no interior da articulação, de forma a reparar a área. A grande vantagem desse tipo de procedimento é que não necessita de um grande corte na pele, com apenas pequenas incisões já é possível introduzir o instrumento.