Hoje quero falar sobre a artrose, um problema que ocorre em razão do desgaste nas cartilagens que revestem as extremidades dos ossos. Essa condição costuma causar dores e, muitas vezes, até dificultar a mobilidade do paciente.
Causas da artrose
A doença pode ser causada pelo desgaste natural do corpo, devido ao envelhecimento. Em outros casos, ela surge em decorrência de outros fatores como lesões sofridas, desvio no eixo do joelho, obesidade, histórico familiar, excesso de peso durante atividades (que geram sobrecarga na articulação) ou a realização de movimentos repetitivos.
A condição também pode levar a deformidades, inchaço e perda de força do paciente. Quando ocorre no joelho, por exemplo, a artrose pode causar problemas para caminhar e subir escadas.
Tipos de tratamento para artrose
A artrose tem tratamento, mas vale ressaltar a importância de procurar um médico ortopedista assim que forem observados quaisquer sintomas. Assim, é possível iniciar as primeiras medidas antes do agravamento do quadro.
Abaixo, eu explico alguns dos tipos de tratamento para a artrose:
Tratamento conservador para artrose
Neste caso, são indicados medicamentos e a aplicação de pomadas para aliviar desconfortos e outros sintomas. Também são recomendados exercícios físicos de maneira regular, que devem ser feitos com cuidado e acompanhamento profissional. Sessões de fisioterapia também costumam ser indicadas, já que ajudam o paciente a fortalecer a musculatura.
Tratamento suplementar com o uso de ácido hialurônico
Esta opção pode ser indicada nos casos em que medicamentos e fisioterapia não resultaram em melhora satisfatória. Nesse caso, o médico pode recomendar a infiltração (que é a aplicação, por meio de injeção, em um tecido) diretamente na articulação afetada. Podem ser introduzidos anestésicos, corticoide e ácido hialurônico, por exemplo, que auxiliam a reduzir dores. O procedimento costuma ter bons resultados no controle das dores, mas trata-se de um tratamento suplementar e deve ser realizado por um ortopedista especializado.
Tratamento cirúrgico com colocação de prótese no joelho (artroplastia)
Em situações mais graves e complexas, a cirurgia pode ser a melhor alternativa. Chamada de artroplastia, a cirurgia faz a substituição da articulação que apresenta problemas por uma prótese, feita de componentes metálicos e plásticos. Com o procedimento, é possível restabelecer o alinhamento da articulação e corrigir deformidades ósseas, devolvendo estabilidade e mobilidade ao joelho.
A colocação de prótese de joelho em geral traz bons resultados: os pacientes sentem melhora do quadro de dor e percebem a recuperação de movimentos básicos, como andar, sentar e subir e descer escadas, que passam a ser realizados de forma mais confortável.
Para saber mais sobre o tratamento adequado para o seu caso, consulte com um médico ortopedista especializado em joelho.
Leia também:
Artroplastia: como a prótese de joelho pode melhorar a sua qualidade de vida
Recuperação da cirurgia de prótese de joelho
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.