Você já ouviu falar sobre a expressão “atleta de final de semana”?
Todo exercício físico é bem-vindo ao corpo, mas você sabia que a prática ocasional nem sempre é benéfica? Aquele futebol que acontece apenas no final de semana, pode ser prejudicial se a rotina nos demais dias for sedentária. O esforço intenso, quando realizado apenas esporadicamente, não faz bem para o organismo.
Resumindo, o atleta de final de semana se expõe a riscos porque o corpo não está treinado e preparado para realizar um grande esforço somente por um ou dois dias na semana. Esse despreparo pode causar riscos físicos e/ou cardiovasculares. Entenda abaixo:
Físicos
Como seu organismo não tem o condicionamento necessário, as musculaturas e articulações podem sofrer lesões, porque são mais exigidas do corpo. Assim, tendões e outras estruturas estão sujeitas a luxações, distensões, etc.
O preparo prévio, nestes casos, faz muita diferença na prevenção de lesões, principalmente nas articulações, como o joelho.
Cardiovasculares
O esforço repentino do músculo cardíaco favorece a manifestação de problemas ou o agravamento, nos casos de sobrecarga, aumentando as chances de arritmia ou até paradas cardíacas.
Por isso, por mais que seja boa a prática de exercícios, ela precisa estar adaptada à sua rotina, de forma regular. Exercitar-se pelo menos um pouco todos os dias traz condicionamento ao corpo e melhora a saúde de forma geral. Isso porque com o organismo em constante atividade, ativamos a circulação sanguínea, fortalecemos o coração, e ainda, aumentamos a capacidade respiratória.
No quesito ortopédico, ainda podemos apresentar como vantagem da prática regular, o fortalecimento da musculatura e articulações, conseguindo responder favoravelmente a prática esportivas com menos riscos de lesões.
O alerta vem da própria Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, que afirma que os atletas de final de semana também são as mais acometidas por lesões de sobrecarga ou lesões agudas, como estiramentos musculares, lesões da cartilagem ou tendinopatia.
Porém, antes de iniciar a prática regular de exercícios, é importante agendar uma consulta com seu médico ortopedista e ainda, contar com a orientação de um profissional para auxiliar nos treinos. Pode ser musculação, pilates, hidroginástica ou treinamentos funcionais pelo menos três vezes na semana. Desde que efetuados de forma correta e com regularidade, a prática trará benefícios para a sua saúde.
Leia também:
Esportes e os joelhos: o que você precisa saber
Quais esportes causam mais lesões?
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.