A canelite (também chamada de síndrome do estresse medial da tíbia) é uma inflamação que surge nos músculos, nos tendões ou no osso da canela. Esse problema ocorre normalmente em pessoas que realizam atividades de impacto e seu principal sintoma é a dor intensa na canela durante as atividades.
Pessoas que praticam esportes como futebol, ginástica, tênis, ciclismo e corrida têm mais chances de sofrer com essa condição. Mas ele também pode ser ocasionado quando atividades de impacto e repetitivas são realizadas de forma inadequada, com piso, pista, cargas e calçados impróprios, por exemplo. Praticar exercícios sem alongamento também pode acarretar a canelite, assim como questões genéticas.
Sintomas da canelite
Além da dor que pode ser intensa, é comum ocorrer inchaço e sensibilidade na região. Esses sintomas podem surgir durante a prática de atividades físicas ou mesmo no dia a dia, durante uma caminhada ou ao subir escadas.
Para prevenir a canelite, é recomendado fazer alongamento antes de iniciar atividades físicas, para que os músculos sejam preparados para o exercício. Além disso, outra dica é observar se o local (piso e estrutura) em que você está fazendo as atividades é adequado, assim como o calçado que você está usando.
O diagnósticode canelite deve ser feito por um profissional qualificado, que poderá passar orientações e indicar o melhor tratamento. Normalmente, para recuperação, é recomendado repouso, aplicação de compressas de gelo e, em alguns casos, o uso de anti-inflamatórios e analgésicos. A fisioterapia também poderá ser prescrita, já que as sessões auxiliam a corrigir o movimento e a fortalecer os músculos da perna.
Após a recuperação, é recomendado manter o acompanhamento médico em dia, para evitar que a inflamação volte a se repetir.
Leia também:
Tipo de pisada: entenda qual a sua
Fratura, luxação ou entorse? Entenda a diferença
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.