Fratura, luxação ou entorse? Entenda a diferença

Fratura luxação ou entorse

Fratura, luxação ou entorse? Você acha confuso esses nomes? Todas são lesões que causam dor e desconforto e exigem atenção do paciente, mas necessitam de cuidados e tratamentos diferentes. Abaixo, vou explicar um pouco sobre cada um.

Primeiro é importante lembrar que, independente de qual seja o seu problema, o ideal é procurar um ortopedista o mais breve possível. Somente ele poderá realizar o diagnóstico e prescrever o melhor tratamento de acordo com o seu caso.

Fratura

A fratura ocorre quando um osso se quebra. Essa condição pode ser causada por diferentes fatores, como durante alguma atividade física de impacto, uma queda e até o que chamamos de fratura causada por estresse (quando a estrutura óssea se rompe depois de suportar vários microtraumas).

Os sintomas incluem hematomas, inchaço e até deformidade na região.Para diagnosticar a fratura é necessário fazer um exame de raio-x.

O tratamento para esse problema vai depender do tipo e da gravidade do trauma que o paciente sofreu. Muitas vezes, é indicada a imobilização do local. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar uma cirurgia. Apenas um médico especializado poderá orientar sobre qual o melhor tratamento para cada caso

Luxação 

Esse problema ocorre quando a extremidade de um osso é deslocada do seu lugar. A luxação pode ocorrer em diferentes partes do corpo, como no joelho, no cotovelo e no quadril.

A dor e inchaço iniciam imediatamente após a lesão. Além disso, a condição pode evoluir, trazendo complicações também aos ligamentos, tendões e nervos, por exemplo.

Assim como a fratura, a hematoma e inchaço são sintomas frequentes. O tratamento sempre inclui redução de urgência desta articulação, em ambiente hospitalar.

Entorse

Por fim, a entorse é uma torção de uma articulação onde ocorre lesão dos tecidos que conectam os ossos nas articulações, como os ligamentos e tendões. No joelho, pode ocorrer durante a prática de exercícios físicos, como a corrida, por exemplo. Os sintomas mais frequentes são inchaço, deformidade, dificuldade para movimentar e dor intensa no local.

Em geral, o tratamento para esse problema requer repouso, uso de compressas e elevação da região afetada.


Independente de ser uma fratura, luxação ou entorse, procure um médico ortopedista especializado para o diagnóstico correto.

Leia também:

Luxação patelar: entenda o que é isso
Overtraining: entenda os riscos

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara