Canelite: entenda o que é isso

canelite

A canelite (também chamada de síndrome do estresse medial da tíbia) é uma inflamação que surge nos músculos, nos tendões ou no osso da canela. Esse problema ocorre normalmente em pessoas que realizam atividades de impacto e seu principal sintoma é a dor intensa na canela durante as atividades.

Pessoas que praticam esportes como futebol, ginástica, tênis, ciclismo e corrida têm mais chances de sofrer com essa condição. Mas ele também pode ser ocasionado quando atividades de impacto e repetitivas são realizadas de forma inadequada, com piso, pista, cargas e calçados impróprios, por exemplo. Praticar exercícios sem alongamento também pode acarretar a canelite, assim como questões genéticas.

Sintomas da canelite

Além da dor que pode ser intensa, é comum ocorrer inchaço e sensibilidade na região. Esses sintomas podem surgir durante a prática de atividades físicas ou mesmo no dia a dia, durante uma caminhada ou ao subir escadas.

Para prevenir a canelite, é recomendado fazer alongamento antes de iniciar atividades físicas, para que os músculos sejam preparados para o exercício. Além disso, outra dica é observar se o local (piso e estrutura) em que você está fazendo as atividades é adequado, assim como o calçado que você está usando.

O diagnósticode canelite deve ser feito por um profissional qualificado, que poderá passar orientações e indicar o melhor tratamento. Normalmente, para recuperação, é recomendado repouso, aplicação de compressas de gelo e, em alguns casos, o uso de anti-inflamatórios e analgésicos. A fisioterapia também poderá ser prescrita, já que as sessões auxiliam a corrigir o movimento e a fortalecer os músculos da perna.

Após a recuperação, é recomendado manter o acompanhamento médico em dia, para evitar que a inflamação volte a se repetir.