Dores nas articulações no inverno – como prevenir?

Dores nas articulações no inverno

No inverno é assim: a temperatura cai e nosso corpo começa a sentir mais dores. Apesar de não existir uma relação direta, a explicação é simples e faz sentido: quando está frio, ficamos mais retraídos, provocando uma tensão muscular maior. 

Entre os que mais sofrem estão os pacientes com algum tipo de Artrose (desgaste da cartilagem articular, também chamada de osteoartrite), Esclerose Sistêmica (tipo de esclerodermia que afeta tanto a pele como os órgãos internos do organismo) e, em casos mais raros, Lúpus Eritematoso Sistêmico (doença inflamatória crônica autoimune).

No frio, nossos vasos sanguíneos também ficam mais estreitos, prejudicando a circulação. Para produzir mais calor e se aquecer, o corpo tende a forçar mais os músculos e surgem as dores.

As articulações também se prejudicam com o frio

A lubrificação natural da articulação se chama líquido sinovial. Quando as temperaturas baixam este líquido fica mais grosso, limitando mais ainda nossos movimentos. 

Somando esta alteração à contração dos músculos no inverno a dor é quase sempre uma constante.

Tem prevenção?

Tem sim! Uma das recomendações é movimentar o copo, evitando os desconfortos físicos provocados pelas baixas temperaturas. A prática de exercícios eleva a temperatura corporal, além de bombear o sangue com mais facilidade em locais do corpo onde sentimos mais frio, como as extremidades. Porém, antes de iniciar a nova rotina de exercícios consulte seu médico especialista para orientar sobre condições ideais para a prática.

Uma boa opção ainda é fazer alongamentos ao acordar e antes de dormir. Ao alongar seus músculos as articulações também ficam aquecidas, diminuindo as chances de dores.

Além disso, cuidados básicos como agasalhos adequados e consumir bastante líquidos também são indicados. Proteja-se no inverno!

Leia também:

Artroplastia: como a prótese de joelho pode melhorar a sua qualidade de vida

Recuperação da cirurgia de prótese de joelho

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.

Baixe o Ebook

Guia definitivo sobre a Prótese Total de Joelho

Este eBook é a solução ideal para pacientes que estão considerando uma cirurgia de prótese de joelho. Com informações claras e objetivas, o livro cobre tudo o que o paciente precisa saber sobre a cirurgia, desde a causas da artrose de joelho e fatores de risco, até a preparação para a cirurgia, recuperação e cuidados pós-operatórios. Além disso, o livro inclui informações valiosas sobre expectativas e resultados, prevenção de complicações e importância de uma equipe de suporte adequada.


Siga minhas redes sociais

Contato

Telefone

(48) 3437-1788

Osteoclínica

Rua João Cechinel, 368. 5o Andar.​ Criciúma - SC

Whatsapp

Agende pelo Whatsapp

Desenvolvido por Evolua Doutor

© Copyright 2019 Dr. Bruno Pavei - Todos os direitos reservados