Infiltração no joelho: perguntas e respostas

infiltração no joelho

A infiltração no joelho, também conhecida como viscossuplementação, é uma técnica que costuma trazer bons resultados aos pacientes. O procedimento consiste na aplicação de medicamentos, por meio de injeção, para tratar problemas de saúde como inflamação, lesões e dores.

A infiltração com ácido hialurônico pode ser feita em diferentes locais do corpo, sendo utilizada como tratamento para diversos tipos de lesões nas articulações.

Abaixo, confira perguntas e respostas sobre o procedimento:

Para quem a infiltração no joelho é recomendada?

O procedimento pode ser indicado para amenizar as dores em pacientes com artrose no joelho, de leve a moderada, lesões da cartilagem articular e outras patologias na região.
Geralmente, a infiltração é realizada em conjunto com demais técnicas, sendo uma terapia complementar, que não substitui a cirurgia. Por isso, a indicação de viscossuplementação sempre deve ser avaliada por um médico especializado.

O que é o ácido hialurônico?

Essa substância, juntamente com a água, é o principal componente do líquido articular. Esse líquido é responsável pelas propriedades de lubrificação e de amortecimento nas articulações. Quando ocorre o desgaste no joelho, líquido articular se torna viscoso, com a qualidade do ácido hialurônico reduzida.

Quais os benefícios da infiltração no joelho?

Por meio da infiltração no joelho, o paciente pode observar redução de dores e de inflamação no local. O ácido hialurônico também auxilia na lubrificação do joelho (o que deixa as articulações mais protegidas de impactos), na ação anti-inflamatória e na proteção da cartilagem articular.

Como é feito o procedimento?

A infiltração é um procedimento ambulatorial, ou seja, pode ser feito em consultório. Mesmo assim, necessita de um ambiente estéril, por isso fique atento às condições.  A aplicação é rápida, realizada por meio de uma seringa, não necessitando cortes.

Como saber se esse procedimento é recomendado para mim?

O diagnóstico para lesões e sintomas no joelho deve ser realizado por um médico ortopedista. Ele irá analisar o seu quadro, sintomas, grau de intensidade de dor e avaliar o melhor método para o seu caso.

Qualquer médico pode realizar infiltração no joelho?

Apesar de ser um procedimento considerado simples, a infiltração exige técnica. Se o medicamento não for aplicado no local correto, por exemplo, o resultado pode ser comprometido. Por isso, procure sempre ortopedistas especializados e com experiência. Peça indicações de confiança e busque sempre as credenciais na Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.