Infiltração no joelho: perguntas e respostas

infiltração no joelho

A infiltração no joelho, também conhecida como viscossuplementação, é uma técnica que costuma trazer bons resultados aos pacientes. O procedimento consiste na aplicação de medicamentos, por meio de injeção, para tratar problemas de saúde como inflamação, lesões e dores.

A infiltração com ácido hialurônico pode ser feita em diferentes locais do corpo, sendo utilizada como tratamento para diversos tipos de lesões nas articulações. 

Abaixo, confira perguntas e respostas sobre o procedimento:

Para quem a infiltração no joelho é recomendada?

O procedimento pode ser indicado para amenizar as dores em pacientes com artrose no joelho, de leve a moderada, lesões da cartilagem articular e outras patologias na região.
Geralmente, a infiltração é realizada em conjunto com demais técnicas, sendo uma terapia complementar, que não substitui a cirurgia. Por isso, a indicação de viscossuplementação sempre deve ser avaliada por um médico especializado.

O que é o ácido hialurônico?

Essa substância, juntamente com a água, é o principal componente do líquido articular. Esse líquido é responsável pelas propriedades de lubrificação e de amortecimento nas articulações. Quando ocorre o desgaste no joelho, líquido articular se torna viscoso, com a qualidade do ácido hialurônico reduzida. 

Quais os benefícios da infiltração no joelho?

Por meio da infiltração no joelho, o paciente pode observar redução de dores e de inflamação no local. O ácido hialurônico também auxilia na lubrificação do joelho (o que deixa as articulações mais protegidas de impactos), na ação anti-inflamatória e na proteção da cartilagem articular.

Como é feito o procedimento?

A infiltração é um procedimento ambulatorial, ou seja, pode ser feito em consultório. Mesmo assim, necessita de um ambiente estéril, por isso fique atento às condições.  A aplicação é rápida, realizada por meio de uma seringa, não necessitando cortes.

Como saber se esse procedimento é recomendado para mim?

O diagnóstico para lesões e sintomas no joelho deve ser realizado por um médico ortopedista. Ele irá analisar o seu quadro, sintomas, grau de intensidade de dor e avaliar o melhor método para o seu caso. 

Qualquer médico pode realizar infiltração no joelho?

Apesar de ser um procedimento considerado simples, a infiltração exige técnica. Se o medicamento não for aplicado no local correto, por exemplo, o resultado pode ser comprometido. Por isso, procure sempre ortopedistas especializados e com experiência. Peça indicações de confiança e busque sempre as credenciais na Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho.

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara