Quais as lesões mais comuns nos joelhos de idosos?

Com o avanço da idade, diversos problemas de saúde passam a surgir e se intensificar. Uma das regiões do corpo que mais sente os efeitos do envelhecimento é o joelho, já que ele participa da maior parte das atividades do dia a dia, como caminhar e subir escadas. Alguns dos problemas que atingem essa região são mais comuns do que outros e, mesmo nos casos em que não há cura, o tratamento adequado trará mais qualidade de vida ao paciente.

Uma das lesões mais comuns nos joelhos de idosos é a artrite, que é a inflamação das articulações. Esse problema costuma ocorrer em razão do desgaste natural da estrutura por causa do envelhecimento, mas também pode ser causado por algum traumatismo, fator genético e sobrepeso, por exemplo.

Outro problema recorrente nos joelhos de pessoas da terceira idade é a artrose, que se caracteriza por um desgaste da cartilagem que envolve os ossos da região. A doença tem como sintoma mais comum a dor e pode causar a limitação dos movimentos e prejudicar a qualidade de vida.

Há ainda a lesão de menisco, que normalmente ocorre devido a um impacto no joelho ou na perna, e pode ocorrer durante atividades físicas ou levantamento de peso de forma excessiva. Os meniscos são fibrocartilagens que ficam localizadas no joelho. Sua principal função é amortecer o impacto da região e estabilizar o joelho. Quando ocorre, a lesão pode causar dor e desconforto aos pacientes.

As tendinites também são comuns na terceira idade, e podem surgir em razão de sobrecarga ou esforço repetitivo no joelho.

Procure ajuda

Vale ressaltar que, assim como em qualquer outro problema de saúde, o ideal é que lesões no joelho sejam descobertas e diagnosticadas o quanto antes, para que o tratamento seja iniciado. Ao tratar o problema desde o início, evita-se que ele se agrave e as chances de uma recuperação satisfatória também aumentam.

Portanto, se você sente algum sintoma ou desconforto na região, procure atendimento junto a um ortopedista especializado em joelho o quanto antes.

Tipos de dor no joelho

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.