Artrite Reumatoide: entenda o que é

Artrite reumatóide

A Artrite Reumatóide é uma doença inflamatória crônica e autoimune, ou seja, não apresenta cura de fato, mas tem tratamento. A patologia pode atingir diferentes articulações, especialmente o joelho, tornozelo e dedos.

Mulheres são as mais afetadas com a Artrite Reumatóide, especialmente na faixa entre 50 e 70 anos. Porém, em alguns casos, é possível acometer jovens, geralmente aos 16 anos.

Sintomas da Artrite Reumatoide

A dor e o desconforto são os primeiros sinais da doença, que aos poucos vai causando outras sensações e, se não controlada, pode limitar a locomoção. Os sintomas mais comuns incluem:

  • Dor e desconforto nas articulações
  • Inchaço nas articulações das mãos, punhos, joelhos e pés
  • Vermelhidão e sensação de ardência
  • Rigidez ao acordar
  • Nódulos visíveis na pele próximos às articulações
  • Mal-estar
  • Diminuição do apetite e perda de peso
  • Cansaço
  • Febre baixa

Diagnóstico e tratamento da Artrite Reumatóide

Para saber se você está com Artrite Reumatóide, o primeiro passo é consultar o médico especialista, levando em conta seus sintomas. Exames laboratoriais e por imagens serão requisitados para ajudar a nortear o diagnóstico, para verificar se são percebidas artrite de três ou mais áreas, com sinais de inflamação, nódulos reumatoides, e alterações na radiografia.

Como expliquei anteriormente, a doença não tem cura definitiva, mas é possível amenizar os sintomas, preservar a capacidade funcional e evitar a progressão das deformidades. O tratamento dos sintomas inclui:

  • Indicação de atividades físicas;
  • Fisioterapia;
  • Medicamentos analgésicos, antiinflamatórios e imunossupressores.

Existem casos ainda em que a prótese articular pode ser uma opção de tratamento, porém, deve ser avaliado minuciosamente pelo seu médico, pois a cirurgia é recomendada em estágios mais avançados da doença.

O importante é buscar identificar a doença e iniciar o tratamento o quanto antes, pois quando não se trata, a artrite reumatóide pode causar inclusive a total incapacidade de movimentar-se. Se você perceber algum sintoma, agende uma consulta.

Leia também:

5 sinais de artrose no joelho

Como ter ossos saudáveis na terceira idade

Como a prótese de joelho pode melhorar a sua qualidade de vida

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara