Se você percebe dor no joelho ao subir escadas, saiba que este é um sinal de que algo não vai bem. A estrutura do joelho é bastante requisitada no dia a dia, já que suporta o peso corporal e é fundamental para realizarmos diversas atividades cotidianas, como caminhar, sentar e agachar para juntar algo que caiu no chão, por exemplo. Por isso, ela pode acabar sofrendo desgaste e sobrecarga. Quando a região apresenta dor ao desempenhar movimentos, é preciso atenção.
A dor ao subir escadas pode indicar problemas em diferentes partes da estrutura: seja nos músculos, tendões, ligamentos e até nos ossos. Portanto, o ideal é procurar um ortopedista especialista em joelho para uma avaliação completa. É também o profissional que irá indicar qual o tratamento adequado para o problema.
Causas da dor no joelho ao subir as escadas
Um dos problemas que podem causar a dor é a osteoartrite, também conhecida como artrose. A doença se caracteriza pelo desgaste da cartilagem da articulação e por alterações ósseas. O problema pode ser originado pelo processo natural do envelhecimento ou surgir em consequência de outras condições (como anormalidades anatômicas), mas em boa parte dos casos não há fatores que justifiquem o aparecimento da doença. Por vezes, a condição não apresenta sintomas e em outras eles vão evoluindo lentamente. Alguns pacientes relatam dores nas articulações, diminuição da mobilidade na região e estalos na articulação e inchaço.
Outra condição que pode levar a dor ao movimentar o joelho é a tendinite patelar, conhecida também por “joelho do saltador”. Esse problema se caracteriza por uma lesão de sobrecarga no tendão que liga a patela (rótula do joelho) ao osso da canela (tíbia), causando desequilíbrio na força feita pela perna. A condição pode ser causada durante a prática de atividades físicas de alto impacto (como o salto), por predisposição genética e em razão de uma musculatura enfraquecida.
O rompimento do menisco também pode causar a dor ao subir escadas. Chamamos de meniscos as estruturas que ficam no meio do joelho e que tem como função principal absorver impactos e estabilizar a articulação. Com o tempo, elas podem apresentar desgaste e machucados, seja um corte ou o deslocamento de alguma parte da estrutura. Além da dor, pacientes também relatam uma sensação de bloqueio ao tentar movimentar a região. Em geral, essa lesão ocorre durante um movimento repentino de torção ou de rotação do joelho.
Há ainda outros problemas que podem estar por trás da dor ao subir escadas, e cada caso deve ser avaliado individualmente. Vale lembrar da importância do diagnóstico precoce: quanto mais cedo um problema é diagnosticado, maiores são as chances de uma recuperação satisfatória. Por isso, ao sentir dores, busque orientação médica o quanto antes. Além disso, fazer consultas de forma regular é uma forma de prevenir que complicações se agravem.
Leia mais:
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.