Hábitos para evitar problemas ortopédicos no futuro

Os problemas ortopédicos são em sua maioria causados por lesões, que interferem de modo geral na saúde dos pacientes. Bons hábitos de rotina, alimentação adequada e a prática correta de exercícios ajudam e muito, porém, você pode iniciar a prevenção de diferentes tipos de lesões com algumas dicas, vamos lá?

Como prevenir distensão muscular: faça alongamentos antes de qualquer atividade, e lembre-se de seguir a orientação de um profissional antes da prática dos exercícios, para evitar esforços excessivos que provoquem a distensão.

Como prevenir entorse: use calçados apropriados para a prática de exercícios e evite transitar em lugares com terreno irregular, além de fazer alongamentos.

Como prevenir contusões: por ocorrerem com pessoas mais velhas, podem ser evitadas com medidas dentro da própria casa, como evitar piso úmido, usar calçados com solado de borracha, não utilizar tapetes e instalando corrimãos dos dois lados das escadas, quando houver.

Tudo o que está na rotina interfere diretamente na sua saúde, portanto, é preciso também prestar atenção à realização dos exames de rotina, pois nem sempre os problemas irão apresentar sintomas.

Lembre-se de manter o equilíbrio: boas noites de sono, descanso e hábitos relaxantes também ajudam os ossos e músculos a terem o retorno merecido do organismo, especialmente após a prática de atividades físicas. No caso da alimentação, nutrientes como o cálcio também não podem ficar de fora da dieta.

E claro: consulte um especialista em caso de dores, luxações, ou sintomas que prejudiquem sua rotina.

Leia também:

Tipos de dor no joelho

Como o sedentarismo prejudica a saúde dos seus joelhos

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara