Joelho valgo e joelho varo: entenda a diferença

Joelho valgo e joelho varo

Você já ouviu falar sobre joelho valgo e joelho varo? São chamados assim os problemas que causam desalinhamentos nessa região do corpo. Enquanto o valgo faz com que o joelho fique voltado para dentro, o joelho varo é a condição que deixa os joelhos mais afastados mesmo quando o paciente está encostando as pernas uma na outra.

Abaixo, confira as diferenças entre cada problema e os tipos de tratamento

Joelho valgo

O joelho valgo é uma condição que faz com que os joelhos fiquem desalinhados e voltados para dentro, encostando um no outro. Por causa da posição do joelho, também é popularmente chamado de “pernas em formato de X”.

Normalmente, as crianças que nascem com essa condição corrigem o problema de forma natural ao longo do crescimento. Mas, quando o problema persiste, pode ser indicado realizar sessões de fisioterapia, que irão ajudar a fortalecer os músculos da região e a melhorar a execução dos movimentos. A cirurgia também pode ser recomendada em alguns casos.

O fundamental nestes casos é o acompanhamento com um ortopedista desde a infância. É ele que irá fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para cada caso. Além disso, o profissional também irá ajudar a prevenir possíveis complicações que podem surgir, como luxação, dificuldade para caminhar e artrose.

Joelho varo

Esta condição ocorre com mais frequência em bebês e tende a se resolver nos primeiros anos de vida da criança. Assim como em qualquer problema de saúde, o ideal é procurar um ortopedista especializado para acompanhar e orientar sobre o problema.

O joelho varo faz com que as pernas fiquem mais distantes uma da outra. Na condição, os joelhos se mantêm afastados mesmo quando a pessoa consegue encostar um tornozelo no outro, e acontece quando os ossos tíbia e fêmur não estão corretamente alinhados, dando a forma diferente à linha da perna.

Pode ser causado em razão de fatores genéticos, infecção nos ossos, obesidade, intoxicação por chumbo e até ser causada pelo andar precoce da criança.

O tratamento irá variar de acordo com o grau e tipo do problema. Ele pode consistir em suplementar alguma vitamina que esteja em falta no organismo, na realização de sessões de fisioterapia ou por meio de cirurgia.