Osteoporose: como prevenir?

osteoporose

A osteoporose é uma doença comum, mas que merece atenção. A condição é caracterizada pela perda progressiva de massa óssea. Os ossos se tornam mais porosos e perdem a densidade, aumentando a facilidade de fraturas no paciente.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 10 milhões de brasileiros são afetados pela osteoporose. Na maioria dos casos, a doença está relacionada com o envelhecimento. Ela pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres depois da menopausa – quando ocorre a queda de produção de estrogênio.

Além da idade, existem outros fatores de risco, como o histórico familiar da doença, deficiência de produção de hormônios, alguns medicamentos e alimentação deficiente em cálcio e vitamina D, por exemplo.

Sintomas da osteoporose

A osteoporose é uma doença silenciosa, ou seja, normalmente não apresenta sintomas. É comum que ela seja descoberta apenas após ocorrer uma fratura ao realizar algum movimento simples. A fratura pode acontecer ainda sem gerar incômodos, o que dificulta o diagnóstico.

Quando há sintomas, alguns sinais incluem dor, perda de estatura e redução da qualidade dos ossos.

Como prevenir a osteoporose?

Confira abaixo alguns hábitos que ajudam na prevenção de osteoporose:

• Pratique exercícios regularmente. Isso ajuda a manter seus ossos fortes.
  • Mantenha os níveis de cálcio em dia. A alimentação é uma ótima forma de prevenção, por isso busque os alimentos que forneçam a quantidade ideal.
  • Atenção para a Vitamina D, pois ela é muito importante para os ossos. A maior fonte de vitamina D é a exposição ao sol, 15 minutos ao dia, com proteção solar.
  • Reduza o consumo de álcool. Essa substância dificulta a absorção de cálcio pelo organismo, por isso seu consumo deve ser moderado.
  • Busque ajuda para parar de fumar. O tabagismo é prejudicial para a massa óssea, além de estar associada a outras doenças.

Tratamento

O diagnóstico de osteoporose é realizado com exames de imagem e densitometria óssea, além do exame físico e levantamento de dados do paciente. É importante que a doença seja diagnosticada em sua fase inicial, pois quanto mais grave for a osteoporose, menor as chances de sucesso do tratamento.

Embora seja uma condição crônica, o problema pode ser controlado com a mudança de hábitos e medicamentos.