Problemas nos joelhos em mulheres

Problemas nos joelhos em mulheres

As lesões no joelho merecem atenção de todos, mas no caso das mulheres, o cuidado é redobrado: os principais prolemas no joelho em geral são mais frequentes no sexo feminino, tanto por questões hormonais como do organismo mesmo. Confira as principais patologias que atingem frequentemente mais mulheres:

– Artrose do Joelho: também conhecida como osteoartrose ou osteoartrite, a artrose tem incidência de 37% a mais em pacientes mulheres. 

– Condromalácia patelar: a condromalácia acomete a cartilagem da patela, a mais espessa do corpo humano. As mulheres têm um risco aumentado de condromalácia devido a fatores biomecânicos e anatômicos, como a patela alta. Outros fatores que podem estar envolvidos são excesso de treinamento, peso excessivo nos aparelhos de musculação, encurtamento muscular por falta de alongamento, patela alta e ainda, predisposição genética. 

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior: o risco de lesão do LCA chega a ser de duas a oito vezes maior em mulheres, ocorrendo na maioria dos casos sem contato, geralmente em movimentos de mudança de direção, ou outros movimentos incorretos. O estrógeno, hormônio feminino, também está envolvido no aumento de risco de lesão do LCA.

A postura da mulher também é um item que aumenta a possibilidade de lesões, ainda mais em pacientes que usam salto alto com frequência, prejudicando o ponto de equilíbrio. Por isso, as principais formas de prevenção de problemas mais graves são um bom preparo físico com atividades regulares, alongamentos e aquecimentos antes de qualquer exercício e, claro, a busca por especialistas em ortopedia ao menor sinal de dor. 

Lembre-se que os tratamentos são sempre mais eficazes quando as patologias são tratadas desde o início com acompanhamento profissional.

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara