Lesão de LCA: quais as causas?

lesão de LCA

Você sabe quais as causas da lesão de LCA?
Uma das lesões mais comuns de serem vistas no joelho, a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (ou LCA, na sigla) costuma ocorrer em atletas e pessoas que praticam exercícios físicos de impacto, como o futebol, ou até durante atividades cotidianas. O ligamento cruzado anterior é uma estrutura que fica dentro do joelho e que liga o fêmur (osso da coxa) a tíbia (osso da perna). A função dessa engrenagem é dar estabilidade ao joelho durante a rotação, conferindo mobilidade a ele. Quando essa estrutura é rompida, essa função fica comprometida.

Causas da lesão de LCA

Essa lesão pode ser ocasionada por diversos motivos, mas em geral ocorre após um trauma torcional do joelho. A forma mais comum de ocorrer este problema é durante uma prática esportiva, quando o corpo gira e o pé permanece fixo no chão.

Também pode ocorrer quando há uma mudança rápida de direção, a redução da velocidade durante uma corrida, o apoio incorreto dos pés depois de um pulo ou salto ou até mesmo uma colisão que gere impacto durante um jogo.

Entre os esportes que mais podem ocasionar esse problema, estão o futebol, o futebol americano e o basquete. Alguns atletas famosos sofreram com a lesão, como o jogador Amoroso, na época em que atuou pelo Guarani, Paulo Henrique Ganso, quando jogou no Santos ao lado do Neymar, e Virgil van Dijk, do Liverpool.

Sintomas e tratamento da lesão de LCA

Os sintomas mais comuns são dor, inchaço na região, desconforto e dificuldade para movimentar o joelho.O tratamento para a lesão será escolhido com base na gravidade do ferimento e demais características. Muitas vezes, é recomendada a cirurgia para reparar as funções do joelho, frequentemente realizada por meio da artroscopia.

Vale lembrar que, independente do tratamento a ser indicado, o acompanhamento médico até que o problema seja solucionado é fundamental para garantir que a recuperação foi atingida. Mesmo depois dessa recuperação, é importante manter os cuidados e as consultas de rotina. 

Leia também:
3 mitos sobre a saúde do seu joelho

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara