O joelho é uma articulação importante para o corpo humano. Formada por articulações, músculos e ligamentos, é responsável pela mobilidade e sustentação do nosso corpo. Ainda, recebe toda a carga quando praticamos algum exercício físico. Por receber uma grande pressão e peso, essa região acaba se tornando vulnerável a lesões e algumas doenças. Muitas destas lesões e doenças são tratadas por meio de cirurgias no joelho. E a recuperação destes procedimentos pode ser mais segura e eficaz com algumas dicas. Confira abaixo.
1) Respeite o tempo de repouso
O tempo de repouso varia conforme o tipo de cirurgia e a gravidade da lesão. Mas não subestime a indicação médica: descanse e evite colocar a perna operada no chão ou aplicar peso sobre ela.
2) Siga as orientações dos médicos sempre
O sucesso da recuperação depende da dedicação do paciente. Seguir as orientações médicas pós cirurgia e respeitar os horários dos medicamentos é essencial. Observe a existência de reações a estes medicamentos e, caso ocorram, procure o seu cirurgião imediatamente para informá-lo.
3) Movimente-se aos poucos
Não cometa excessos. Realize movimentos leves, respeitando o seu corpo e a sua recuperação. Movimente os músculos e as articulações com cuidado e, principalmente, sem exageros.
4) Mobilidade com apoio
Muitas vezes o médico irá indicar a utilização de muletas para auxiliar na locomoção. São recursos para se deslocar de forma mais segura, reduzindo a pressão e peso na perna que foi operada.
5) Fisioterapia
A prescrição de sessões de fisioterapia é comum para a reabilitação do paciente pós cirurgia. Realize o tratamento com atenção pois a fisioterapia é uma excelente aliada para a recuperação do seu joelho.
Procure um ortopedista especializado em joelho
Lembre-se: a cirurgia no joelho é um procedimento importante e merece cuidados. Escolha um médico da sua confiança, com experiência e habilitação específica para este tipo de procedimento. Busque referências e indicações de profissionais para que seu procedimento seja realizado de maneira segura.
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.