Um queridinho dos procedimentos estéticos, o ácido hialurônico ficou bastante conhecido pelos efeitos na pele. No entanto, essa substância pode proporcionar benefícios em outros aspectos da saúde, melhorando o funcionamento das articulações do joelho, por exemplo.
O que é ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é uma molécula que tem uma boa capacidade de reter alta quantidade de água, o que faz com que a pele fique hidratada e firme. Essa substância está naturalmente presente em várias regiões do nosso corpo, como em ossos e músculos, mas especialmente na pele. Ao longo dos anos, naturalmente, a quantidade dessa substância vai diminuindo em nosso corpo.
Ácido hialurônico no joelho
Graças a essa capacidade de reter água, o ácido atua como um “lubrificante” quando introduzido dentro da articulação. Assim, ele ajuda a reduzir o atrito entre duas ou mais cartilagens, diminuindo consideravelmente a dor e os desconfortos.
Este procedimento é chamado também de viscossuplementação e proporciona ainda a redução da inflamação e do inchaço na articulação, sendo um aliado no tratamento dos sintomas da artrite e da artrose.
Benefícios do ácido hialurônico
Por estar no organismo, não há rejeição ao produto e ele é considerado um hidratante natural. Mas é preciso cuidado ao administrar a substância e, por isso, é importante buscar profissionais médicos especializados e de confiança para a aplicação. Apesar de ser um grande aliado, o uso de ácido pode ser desaconselhado em alguns casos, como para grávidas, lactantes e pessoas que apresentam sensibilidade a algum componente do produto, por exemplo.
Para saber se essa substância pode ser benéfica para o seu problema de joelho, o ideal é consultar um ortopedista especializado nesta articulação, que irá avaliar individualmente seu quadro e indicar qual a melhor forma de melhorar os seus sintomas.
Leia mais:
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.