O momento de retomada das atividades é muito positivo. Significa que você está voltando a olhar para si com mais carinho e buscando mais qualidade de vida. É hora de escolher qual atividade ou esporte você gosta de praticar e montar uma playlist animada, que irá ajudar nesse momento. Sabemos que a prática dessas atividades com frequência traz benefícios à saúde e ao corpo, prevenindo doenças e aumentando a disposição.
No entanto, alguns cuidados são fundamentais e não devem ser ignorados por quem quer deixar de lado a rotina sedentária. Abaixo, listo algumas dicas. Confira!
Fique atento aos sinais do corpo
Uma das dicas mais importantes parece bem simples, mas no dia a dia corrido podemos acabar desatentos. Por isso, lembre-se de observar seu corpo. Ele vai sinalizar se a carga do exercício está muito pesada, se você não está dormindo ou se está se alimentando direito, etc. Aquela dor ou desconforto que não passa ou a dor de cabeça que se torna quase rotina são indícios de que você precisa buscar orientação médica.
Comece aos poucos
O ideal para quem está no processo de retomada é começar com cargas, pesos e número de repetições mais baixos e ir aumentando gradualmente, conforme seu corpo desenvolve preparo e resistência. Lembre-se: gerar uma lesão não irá trazer avanços; pelo contrário, pode acabar interrompendo a retomada, pois irá exigir repouso para curar.
Tenha ajuda de um profissional
Conte com o acompanhamento de um profissional especializado, como personal trainer ou educador físico. Ele poderá orientar sobre número de repetições e pesos adequados para o seu corpo. Ele também irá indicar como fazer os movimentos de maneira adequada, sem pressionar articulações nem manter má postura durante a atividade, por exemplo.
Aquecimento e alongamento sempre
Uma dica muito importante é fazer um aquecimento ou alongamento antes e depois de praticar exercícios. Esses movimentos ajudam a reduzir a tensão no corpo que está parado, preparando-o para a atividade física e também melhora a flexibilidade.
Cuide da alimentação e do consumo de água
Outra dica é ficar atento a sua alimentação. Seu corpo irá precisar de nutrientes para se recuperar da retomada de atividades. Além disso, refeições equilibradas irão ajudar nesse momento, para que você não se sinta estufado no dia a dia, afetando a disposição para o exercício. Lembre-se também de ingerir água para se manter hidratado.
Repouse!
Vale também destacar a importância do descanso entre os treinos. Esse momento é fundamental para que seus músculos se recuperem e estejam preparados para as atividades nos dias seguintes. Portanto, preste atenção à qualidade do seu sono.
Por fim, fique atento a dores e desconfortos que seu corpo possa apresentar. Se notar algum sintoma diferente do esperado, procure um médico capacitado e busque orientação.
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.