Os joelhos são considerados a maior articulação do corpo humano, uma vez que ainda são responsáveis por aguentar todo o peso corporal, funcionando como uma estrutura de absorção de carga e energia.
Por ser uma estrutura complexa, está suscetível a lesões, luxações, desgastes, entre outros. E algumas escolhas ou hábitos simples do dia a dia podem acabar aumentando os riscos de problemas nessas articulações. Por isso, separei alguns erros que prejudicam a saúde dos seus joelhos:
Estar acima do peso
A cada quilo que seu corpo ganha, seu joelho fica responsável por mais carga. Ao manter o peso ideal você evita lesões nos joelhos.
Não usar calçados adequados
O uso contínuo do salto alto altera o centro de gravidade do corpo e obriga o eixo do joelho a mudar, o que pode comprometer e causar problemas na articulação.
Por outro lado, calçados retos demais, como chinelos e sandálias rasteiras, também podem causar lesões, pois recebem todo o impacto do solo e, assim, predispõem a cartilagem ao desgaste.
Falta de Alongamento
Especialmente no frio ou com falta de tempo, muitos praticantes de atividades físicas ‘pulam’ essa etapa. Porém antes de cada exercício é essencial fazer alongamentos para prevenir distensão muscular. E lembre-se de seguir a orientação de um profissional antes da prática dos exercícios, para evitar esforços excessivos.
Ser sedentário
A falta de atividade física regular pode levar a vários problemas musculoesqueléticos, incluindo problemas nos joelhos. Quando você não se movimenta o suficiente, os músculos ao redor das articulações dos joelhos enfraquecem, o que pode levar a desequilíbrios musculares e aumentar o risco de lesões.
A falta de exercício também pode contribuir para o ganho de peso que, como citado acima, coloca uma pressão adicional sobre as articulações.
Não fortalecer o joelho
Ao fortalecer os músculos do joelho, você melhora sua capacidade de absorver o impacto durante atividades como correr, pular e aterrissar. Isso reduz a carga de impacto direto sobre as estruturas do joelho, como os ligamentos e a cartilagem, diminuindo o risco de lesões.
Fumar
O tabagismo traz prejuízos à saúde em geral, mas também está associado à diminuição da massa óssea e é um fator de risco para o surgimento da osteoporose.
Realizar o treino de forma errada ou cometer exageros
Este é um dos principais erros. Praticar atividade física traz muitos benefícios, mas é necessário cuidado com a execução dos exercícios. Sempre conte com um personal trainner ou educador físico para prescrever o treino e orientar sobre a execução correta. Além disso, o exagero faz mal: aumente a intensidade e quantidade gradualmente para não causar lesões.
Distração nos ambientes
A umidade no inverno também prejudica o piso e corrimãos das residências. Por isso, cuide sempre por onde anda, pisando cautelosamente na presença de umidade e prefira calçados com solado de borracha.
Lembre-se: tudo o que está na rotina interfere diretamente na sua saúde, portanto, é preciso também prestar atenção à realização dos exames de rotina, pois nem sempre os problemas irão apresentar sintomas. Consulte um médico ortopedista em caso de dores, luxações, ou sintomas que prejudiquem sua rotina.
Leia mais:
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.