A cartilagem é uma estrutura muito importante para todas as articulações do nosso corpo e, claro, dos nossos joelhos. A cartilagem é um tecido fibroelástico que reveste o joelho e todas as articulações do corpo humano. É formada por colágeno, água e células específicas chamadas de condrócitos. Sua responsabilidade é grande: suavizar o impacto de um osso com o outro. Por isso, quando a cartilagem está desgastada ou danificada, a articulação se torna rígida, causando dor e diminuição dos movimentos.
Abaixo, explico alguns mitos e verdades sobre a cartilagem:
MITO – A cartilagem se regenera facilmente
Infelizmente o poder de regeneração da cartilagem é muito pequeno, quase nulo. Isso deve-se à falta de irrigação, pois a cartilagem é considerada um tecido avascular (que não possui vasos sanguíneos).
MITO – Só a idade causa o desgaste da cartilagem
Embora seja algo comum com o avanço da idade, outros fatores podem contribuir com desgaste da cartilagem como o peso, o esforço repetitivo da articulação, histórico familiar e alterações hormonais.
VERDADE – A obesidade pode prejudicar a cartilagem do joelho
A sobrecarga gerada pelo sobrepeso e obesidade afeta nossos joelhos. E, com a pressão exercida, a cartilagem desta área pode sofrer desgaste
VERDADE – O tratamento com ácido hialurônico pode ajudar a aliviar a dor causada por desgaste na cartilagem
Também chamado de viscossuplementação, este procedimento repõe o líquido nas articulações desgastadas ou inflamadas, reduzindo o atrito entre duas ou mais cartilagens. Entre os benefícios da infiltração de ácido hialurônico está a diminuição da dor em quem possui desgaste na cartilagem.
Lesão da cartilagem
A lesão de cartilagem costuma causar dor, inchaço e travamento da articulação. Caso note algum desses sintomas, procure um médico ortopedista o mais breve possível.
Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.