Uma das áreas mais afetadas com o envelhecimento é a saúde dos ossos e das articulações. Com o avanço da idade, podem surgir dores, desconfortos e até a limitação de movimentos em partes do corpo. Com alguns cuidados e precauções, no entanto, é possível prevenir ou minimizar esses problemas, fazendo com que os ossos sigam saudáveis na terceira idade.
Um dos cuidados mais importantes diz respeito ao exercício físico. Realizar regularmente atividades ajuda a manter o corpo em movimento e até a reduzir o estresse e a ansiedade.
A atividade física frequente também é a melhor forma de prevenir o surgimento de dois problemas comuns da terceira idade: a artrose do joelho e a osteoartrite, que se caracterizam pelo desgaste da cartilagem e inflamação.
O exercício físico também ajuda a reduzir o risco de fraturas, e do surgimento de doenças degenerativas nas articulações e fortalece os músculos. Além de ser benéfica também para outras áreas, como a saúde do coração e do pulmão, as atividades regulares ajudam o idoso a se manter mais independente, o que melhora o dia a dia e a autoestima.
Para se manter em movimento, vale qualquer atividade: musculação, dança, exercícios na água, caminhada, corrida ou pilates. A dica é procurar um que lhe traga prazer e realizá-lo de forma adequada, respeitando os limites do seu corpo.
Além disso, manter uma alimentação equilibrada, com a ingestão diária de verduras, legumes e frutas, também ajuda a manter a saúde dos ossos. Consumir bebidas alcoólicas em excesso e fumar, pelo contrário, causam prejuízos à saúde. A prevenção é uma das formas de ajudar a ter ossos mais saudáveis. Isso acontece com a adoção dos hábitos acima aliada ao acompanhamento médico. Nestes casos, o histórico familiar é importante, pois algumas doenças, como a osteoporose, são hereditárias. Isso significa que existem mais chances de desenvolver a doença.
Fique atento também aos sintomas. Ao sentir qualquer sinal ou desconforto, procure o seu médico ortopedista o quanto antes.
Leia também:
Como a falta de atividade física impacta na sua saúde
Como o sedentarismo prejudica a saúde dos seus joelhos
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.