Você já ouviu falar sobre a artroplastia? Este é o nome da cirurgia de colocação de prótese de joelho, uma alternativa para melhorar o dia a dia de pacientes que apresentam problemas nesta região.
No procedimento de artroplastia, a articulação que apresenta problemas é substituída por uma prótese, feita de componentes metálicos e plásticos. Por meio dessa cirurgia, é possível restabelecer o alinhamento da articulação e corrigir deformidades ósseas, devolvendo estabilidade e mobilidade ao joelho.
A cirurgia apresenta bons resultados: os pacientes em geral sentem melhora do quadro de dor e percebem a recuperação de movimentos básicos, como andar, sentar e subir e descer escadas, que passam a ser realizados de forma mais confortável.
Indicações da prótese de joelho
A cirurgia de prótese de joelho é indicada para pessoas com artrose avançada nesta articulação e que apresentam dores crônicas ou limitação significativa da mobilidade do joelho.
Entretanto, pessoas com condições médicas graves, como doenças cardíacas ou pulmonares graves, podem não ser candidatas a essa cirurgia. É importante discutir com seu médico os prós e contras para ver se esta é uma opção viável de tratamento.
Cirurgia robótica na artroplastia
O uso da tecnologia robótica tem grandes diferenciais na cirurgia de prótese de joelho. A tecnologia foi desenvolvida para ajudar os cirurgiões em todas as etapas, antes mesmo da entrada no centro cirúrgico.
Conheça alguns benefícios:
Planejamento preciso: o robô utiliza imagens tridimensionais do joelho do paciente para planejar a cirurgia de forma precisa, o que pode ajudar a garantir que a prótese seja colocada na posição correta.
Execução precisa: o robô é capaz de executar a cirurgia com precisão extrema, o que minimiza o risco de lesões nos tecidos moles circundantes e possibilita melhorar os resultados da cirurgia.
Menor tempo cirúrgico: a cirurgia robótica pode ser realizada de forma mais rápida do que a cirurgia convencional. Isso faz com que o tempo de recuperação seja reduzido.
Melhora na mobilidade: o planejamento preciso e a execução precisa da cirurgia robótica contribuem para garantir que a prótese esteja posicionada de forma a imitar o movimento natural do joelho. Isso permite maior mobilidade e melhorias na qualidade de vida do paciente.
Vale lembrar que a cirurgia robótica exige capacitação, conhecimento e preparo por parte do profissional e da equipe que irá realizá-la. Por isso, busque sempre profissionais com habilitação e experiência neste procedimento
Leia também:
Artroplastia: como a prótese de joelho pode melhorar a sua qualidade de vida
Recuperação da cirurgia de prótese de joelho
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.