O joelho é uma parte muito importante do nosso corpo. Ele é composto por um conjunto de estruturas, envolvendo ossos, músculos, tendões e cartilagem e seu bom funcionamento influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas. Dores nessa região costumam afetar a qualidade de vida dos pacientes, prejudicando a realização até de tarefas simples do dia a dia, como andar, limpar a casa e subir escadas, por exemplo.
Devido ao desgaste causado pelo envelhecimento ou por problemas de saúde específicos, essa estrutura pode apresentar problemas. A artrose do joelho é uma das doenças que podem provocar o desgaste. Em alguns casos, a dor sentida pelo paciente chega a ser incapacitante, levando à redução da mobilidade.
Quando outros métodos e tratamentos conservadores (como medicamentos e fisioterapia) não obtêm resultados satisfatórios, a cirurgia de artroplastia pode ser uma alternativa. Ela consiste na substituição (parcial ou total) da articulação por uma prótese. Por meio dessa cirurgia, é possível restabelecer o alinhamento da articulação e corrigir deformidades ósseas, devolvendo estabilidade e mobilidade ao joelho.
A partir do procedimento, pacientes em geral sentem melhora do quadro de dor e, após a devida recuperação, conseguem recuperar os movimentos e até praticar exercícios físicos. Com isso, há uma boa retomada da qualidade de vida e do bem-estar dos indivíduos, que passam a ser mais ativos e independentes.
Vale ressaltar que a indicação da prótese é realizada após avaliação individual, feita por um ortopedista especializado em joelho. O profissional irá analisar cada caso com base no relato dos sintomas do paciente e em resultados de exames, apresentando os prós e contras da cirurgia.
Leia também:
Artroplastia: como a prótese de joelho pode melhorar a sua qualidade de vida
Recuperação da cirurgia de prótese de joelho
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.